Saiba por que o mPOS é a evolução das maquininhas de cartão!

Saiba por que o mPOS é a evolução das maquininhas de cartão!

Você já imagina por que um sistema mPOS (mobile point of sale) é tão relevante para o seu negócio nos dias de hoje? Digamos que você sai da sua casa e vai até uma loja com a intenção de comprar algo específico, é comum que não tenha nem passado pela sua cabeça checar a sua carteira para ver se tem dinheiro em espécie para isso.

Isso ocorre porque estamos habituados a realizar nossas compras através dos cartões de crédito e débito. Não é à toa que no World Payments Report (Relatório Mundial de Meios de Pagamento) o Brasil ocupa a terceira posição no ranking de países que mais realizam movimentação financeira sem usar dinheiro em espécie.

Sem aceitar cartão, pequenos e médios empresários podem sair extremamente prejudicados por perder vendas. Com a facilidade do sistema mPOS, que cumpre a função de uma caixa registradora e recebe pagamentos, as empresas brasileiras podem gerir com maior praticidade suas vendas.

Leia o artigo completo para entender como funciona e porque ter um mobile point of sale para melhorar suas vendas!

Entenda como funciona o mPOS

Como você já sabe, mPOS quer dizer Mobile Point of Sale, ou seja, ponto de venda por dispositivos móveis.

Assim, para registrar e receber suas vendas você só precisa instalar um aplicativo com a função de processar pagamentos no seu tablet ou smartphone. O aparelho deve estar conectado a uma rede de dados.

As transações podem ser realizadas de diversas formas.

Antes mPOS precisava de um leitor físico de cartão que poderia ser conectado ao aparelho por bluetooth ou através de um plug que você encaixa na entrada do fone de ouvido.

Mas hoje já existem soluções mais avançadas que fazem leitura visual do cartão (OCR) ou funcionam por aproximação (NFC).

NFC é a sigla para a tecnologia Near Field Comunication, que possibilita a troca de informações entre dispositivos por proximidade. Para a segurança de pagamentos, funciona com o limite de 10 centímetros. Assim, uma transação financeira pode ser realizada com a aproximação do cartão de crédito do Mobile Point of Sale.

Já o Optical Character Recognition (OCR) é uma tecnologia que reconhece caracteres a partir de uma imagem, independente se ela é física ou virtual. Assim, com a câmera do dispositivo móvel um sistema mPOS pode fazer a leitura das informações do cartão de crédito do cliente e processar o pagamento.

Após o lojista inserir a quantia a ser paga no sistema mPOS, o cliente confirma o pagamento com sua assinatura digital e recebe o comprovante por e-mail ou SMS.

O processo é semelhante a efetuar pagamentos através das tradicionais maquininhas de cartão, no entanto você não vai precisar da máquina já que os softwares Mobile POS são mais acessíveis e se conectam aos aparelhos móveis que você já tem.

Esses novos sistemas possuem taxas que favorecem o microempresário e oferecem rapidez e melhorias na experiência de compra do cliente. Além disso, podem fazer muito mais do que apenas receber pagamentos. Entenda no próximo tópico.

Conheça 3 vantagens que vão além de receber pagamentos

1. Ferramentas de gestão

Diferente das maquininhas de cartão tradicionais, as soluções mPOS oferecem aos autônomos, pequenos e médios empresários, ferramentas de gestão.

A vantagem principal é acessar relatórios em tempo real sobre o desempenho do seu negócio, com análises de performance e registro de todas as movimentações financeiras.

Assim o lojista ganha expertise sobre o próprio negócio e através de dados confirma tendências, como os dias e horários que mais vende e os que menos vende e o valor que os clientes normalmente gastam em seu estabelecimento.

2. Mobilidade

As soluções de mPOS aceitam pagamentos por cartão de crédito mas não estão fixas em lugar nenhum, diferente dos tradicionais sistemas POS que consistem em uma caixa registradora fixa no balcão de uma loja.

As lojas que realizam entregas e os autônomos que atendem em diferentes localidades ganham facilidade com o mPOS, pois eles são completamente portáteis e podem ser usados em qualquer lugar.

No entanto, a mobilidade também torna a solução mPOS um alargamento das possibilidades de venda para qualquer lojista ou prestador de serviços que não possui um ponto fixo.

3.É mais simples do que um POS tradicional

Para quem busca praticidade na hora de ampliar suas vendas aceitando cartões de crédito e débito, contar com um sistema tradicional de POS pode ser decepcionante.

Isso ocorre porque o processo é burocrático, demora para começar a operar efetivamente, possui mensalidade, taxas elevadas e valor de aquisição, além de um suporte que muitas vezes deixa o lojista na mão.

Isso acontece porque as operadoras de POS e TEF estavam acostumadas a dominarem o mercado. Agora encontram competidores, como as fintechs que surgem a cada ano para oferecer experiências mais satisfatórias para o lojista.

Se você pretende optar por uma solução mPOS encontrará praticidade. Além de aplicativos com interfaces amigáveis e intuitivas que favorecem a experiência do usuário, você encontrará taxas muito mais interessantes por transação e não terá custos de implementação. Com a solução certa de mPOS você consegue começar a receber seus pagamentos dentro de 24 horas.

Saiba qual é a importância da tecnologia mPOS atualmente

As maquininhas de cartão cumpriram bem seu papel, mas se você tem um negócio deve ficar atento às tendências. Está na hora de dizer adeus e se adequar ao mercado aproveitando todas as vantagens.

Uma pesquisas feita em 2018 pelo Juniper Research mostrou que a tendência de adoção das soluções mPOS vão totalizar 87 bilhões de transações em 2023, três vezes mais do que foi realizado em 2018. O crescimento dessa forma de pagamento é evidente, esse mesmo estudo aponta que em 2033 as transações mPOS vão representar 24% de todas as transações POS.

Além de ser tendência mundial, os mPOS atendem a um desejo do consumidor. Hoje a preocupação não é apenas em obter os produtos, afinal, existem muitas opções para os clientes escolherem. Assim, o consumidor busca cada vez mais uma boa experiência. Por isso você deve ter a mentalidade do futuro e oferecer melhores experiências de compra para o consumidor.

Você também pode gostar:

3 coisas que você precisa saber sobre Ads por proximidade

3 coisas que você precisa saber sobre Ads por proximidade

Queremos compartilhar temas quentes do nosso curso sobre Ads por proximidade com você:
crescimento da publicidade mobile, experiência de compra e LGPD.

Leia mais
Publicidade Contextual: aprenda a anunciar no momento certo

Publicidade Contextual: aprenda a anunciar no momento certo

Está cansado de investir em anúncios sem resultados relevantes? Leia esse artigo para entender o que é publicidade contextual e como ela pode ser eficiente para aumentar o tráfego na sua loja.

Leia mais

Comentários

Conquiste mais clientes
infográfico

Conquiste mais clientes

4 passos para você conquistar novos clientes com anúncios mobile.