ÍNDICE

Publicidade Contextual: aprenda a anunciar no momento certo

Publicidade Contextual: aprenda a anunciar no momento certo

Hoje é muito fácil anunciar em qualquer mídia, mas as opções deixam lojistas confusos sobre qual delas gera mais resultados para cada negócio. E a publicidade contextual surge justamente para você que está cansado de investir tempo e dinheiro em ações sem um retorno satisfatório.

Anunciar em sites e aplicativos pode parecer uma ótima ideia por estar exatamente onde as pessoas estão: online. No entanto, essa prática interrompe as atividades dos usuários com uma oferta que muitas vezes não tem ligação com as preferências deles. Esse tipo de anúncio faz com que a primeira impressão do seu negócio seja no mínimo desinteressante.

Conheça mais sobre publicidade contextual nesse artigo e entenda por que ela tem como premissa os interesses e o momento do público para gerar resultados.

Saiba exatamente o que é publicidade contextual

homem se impressiona com publicidade mobile

Encaixar a publicidade no momento adequado é a chave para fortalecer a relação da marca com o cliente e obter resultados instantâneos.

Está chegando a hora do almoço e você está preso no trabalho. Seu app de delivery de comida manda aquela notificação “Hora do almoço? Não esquenta, aproveite um filé a parmegiana por R$19,90 do Restaurante do João”.

Esse é um anúncio assertivo, que soube interpretar o seu momento e aproveitar a oportunidade de venda. Mesmo que você não queira filé à parmegiana, existe uma grande chance de abrir o App e optar por outro prato do Restaurante do João. Simplesmente porque ele soube o momento certo de entrar em contato com você, horário propício e com a oferta adequada.

O que aconteceria se o App enviasse essa oferta no café da manhã? Não estaria no contexto mais favorável da compra. Nesse caso o investimento feito no anúncio seria desperdiçado apenas por não entender o comportamento do cliente.

A publicidade contextual visa o diálogo entre as marcas e seus consumidores, além de inteligentemente considerar que cada pessoa tem interesses diferentes ao longo do dia.

Visto que passamos boa parte do tempo usando nossos celulares, as notificações são uma ótima forma para se comunicar com clientes num momento preciso que representa oportunidade de compra.

Se você compreender que existem momentos mais propícios à compra, você há de concordar que impactar um cliente quando ele está perto da sua loja é a melhor solução para vender.

Conheça as variáveis de contexto mais importantes

grupo de pessoas usando o celular

Considerar diferentes aspectos da vida dos consumidores é importante para fazer anúncios relevantes. A jornada de compra está se tornando menor, mas os clientes elevam sua criticidade e buscam se conectar com a marca em diferentes canais.

Por isso é importante aumentar esses touch points e estreitar a relação entre empresa e cliente, unindo mundo online e offline. Veja como as variáveis comportamental e de localização podem contribuir.

Comportamento

Essa variável leva em conta as preferências e hábitos do seu público. Para aumentar suas possibilidades é preciso manter um relacionamento da marca com cada cliente e coletar seus dados ao longo do tempo.

Outra possibilidade é pedir que seus clientes preencham algum cadastro com campos para que eles indiquem suas preferências ou suas características.

No entanto, alguns comportamentos são mais gerais e previsíveis, funcionando de acordo com o clima, as estações do ano e até mesmo datas comemorativas. Um bom exemplo é que quando chove, muitas pessoas procuram guarda-chuva para comprar.

Localização

É possível criar uma conexão entre as marcas e seus clientes através da localização, tanto através da proximidade quanto por geolocalização.

A vantagem da proximidade é que os anúncios contextuais chegam para usuários mobile que realmente estão no melhor momento de compra. Assim, se forma o modelo de propaganda O2O (online to offline), que transforma anúncios online em fluxo na loja.  

Ter uma solução em publicidade por proximidade é garantir que seus anúncios sejam relevantes para o momento do consumidor.

Se você vê uma oferta de um produto que você tem interesse até 100 metros de você, a probabilidade de entrar na loja é maior que se você visse o anúncio estando em casa, a 5 quilômetros de distância.

Essa estratégia de marketing também oferece uma nova experiência de compra para o cliente, com rapidez e comodidade. Afinal, você oferece o que ele tem interesse no momento certo.

Descubra as cartas na manga de quem faz publicidade contextual

Mensagem personalizada

Você provavelmente já recebeu um e-mail de uma empresa que chamou você pelo nome. Mesmo sabendo que isso é feito através de automação, a comunicação fica mais pessoal e melhora sua relação com a marca.

Sem falar que, através de machine learning e inteligência de dados que aparecem como soluções para quem investe em publicidade contextual, é possível compreender as preferências do cliente e usar a comunicação para demonstrar que sua marca o conhece bem.

Por exemplo, se por meio de um histórico de comprar você identificar que a cliente Camila compra todos os meses produtos para cabelo cacheado, não faz sentido enviar uma oferta de produtos para cabelos lisos. Então uma oferta que demonstre que você entende que ela tem cabelo cacheado torna a comunicação muito mais assertiva.


Linguagem relacionada ao contexto

Contexto para a linguagem não é só relacionado ao momento, mas à localidade também.

Isso é válido porque é possível que um anúncio escrito por paulistas não funcione bem para o público pernambucano, principalmente se for uma campanha que explora a linguagem informal.

Isso acontece porque as gírias não são as mesmas e até algumas palavras ganham sentidos diferentes. Por isso é importante checar se a linguagem faz sentido para o contexto de quem está sendo impactado pela publicidade.

Interação em tempo real

Imagine que você tem uma loja que vende produtos naturais. Você criou uma propaganda que chega na tela do smartphone de quem curte vida saudável quando ela está passando na frente da sua loja.

Isso é incrível! Interação entre marca e consumidor em tempo real. Não é uma propaganda que ele ouviu no rádio, na TV ou apareceu no feed do Instagram três dias antes. É uma publicidade que cria conexão entre sua marca e o cliente no momento em que ele está passando pela sua loja. Sem a interferência do anúncio ele poderia seguir o caminho sem nem se dar conta de que há uma loja ao lado dele com tudo que ele tem interesse.

Entenda por que seus clientes estão esperando anúncios por proximidade

publicidade contextual_pegou

Pois é, hoje a dor do seu cliente é saber o que e onde ele deve comprar. Isso acontece porque existem muitas opções de absolutamente tudo, então você deve trabalhar para diminuir o esforço do cliente e melhorar sua experiência de compra.

Você sabia que 60% dos consumidores preferem que lojistas os identifiquem próximo às lojas e mandem ofertas personalizadas? É o que mostra um estudo da PwC (PricewaterhouseCoopers), uma empresa especializada em consultorias para negócios no mundo inteiro.

Assim, se você é um lojista que busca crescimento e realmente quer resultados diferentes, é válido experimentar anúncios contextuais, respeitando as boas práticas e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). O cenário não permite ignorar as possibilidades da publicidade contextual nos dias de hoje.

Quer fazer seus anúncios no momento certo? Baixe grátis o App Pegou. Somos a solução em publicidade e vendas mobile mais prática do Brasil!

Você também pode gostar:

5 tendências de publicidade para você colocar em prática

5 tendências de publicidade para você colocar em prática

Conheça mais sobre as tendências de publicidade em 2019! Cenário brasileiro do uso de smartphones, big data, publicidade contextual e mais. Leia o artigo!

Leia mais
Digitalização no Varejo: faça a transformação no seu negócio

Digitalização no Varejo: faça a transformação no seu negócio

O desafio é grande, mas você não pode adiar a decisão de aderir a digitalização no varejo. Descubra por onde começar a transformação digital do seu negócio.

Leia mais

Comentários

Conquiste mais clientes
infográfico

Conquiste mais clientes

4 passos para você conquistar novos clientes com anúncios mobile.