ÍNDICE

Os meios de pagamento do futuro: conheça 5 tendências do setor

Os meios de pagamento do futuro: conheça 5 tendências do setor


Nossa realidade está cada vez mais interligada ao mundo digital. Com isso, ganhamos mais praticidade e inovação para as simples tarefas do dia a dia. Não é à toa que os meios de pagamento estão mudando para se adequar ao modo de vida dos consumidores. 


Todo tipo de empresa e negócio precisa inovar ou, no mínimo, seguir as tendências se quiser fidelizar clientes neste momento decisivo da transição digital.

Por isso nada de burocracia, processos demorados, cadastros extensos, muitos cliques ou qualquer barreira entre o seu cliente e a satisfação de concluir as compras. É hora de pensar na experiência do consumidor!

Continue lendo e conheça 5 tendências de meios de pagamento que já estão no mercado, sendo experimentadas por consumidores do mundo todo.

Pagamentos por aproximação

Através da tecnologia NFC (Near Field Communication), esse meio de pagamento se popularizou. Pagar por aproximação é cada vez mais comum e desta lista, talvez, seja o método mais conhecido. 

Você deve saber que são várias possibilidades para realizar um pagamento por aproximação: smartphones, cartões com chip NFC e wereables

As transações ocorrem graças à tecnologia que permite a troca de dados entre dois dispositivos quando se aproximam.  Para pagar basta aproximar seu cartão com chip NFC ou seu smartphone com um App de carteira digital habilitado ou ainda uma pulseira com chip NFC do terminal de pagamento, que por sua vez pode ser uma maquininha de cartão ou um mobile point of sale.

A ideia é agilizar os caixas das lojas e deixar tudo mais prático: não precisa de senha e processa a compra com rapidez.

Pagamentos in-App

Os e-commerces e serviços on-demand estão ganhando muito espaço nas compras dos brasileiros. No entanto, existem alguns problemas que deixam muito a desejar quanto à experiência do usuário, causando o famoso abandono de carrinho.

Antes, os sites dominavam as vendas, mas agora que os consumidores passam muito mais tempo em seus mobiles é mais adequado que os players de e-commerces desenvolvam seus próprios aplicativos para oferecer melhores experiências.

Antes isto era mais comum: um App (ou um site) que não possui checkout transparente redirecionava o usuário para operadoras de pagamento como o PayPal.

O meio de pagamento in-App transformou essa situação oferecendo a opção de customizar a tela de pagamento de acordo com a empresa, além de uma fácil integração com diversas formas de pagamento e a extinção dos desagradáveis redirecionamentos.

Moedas digitais e Blockchain

meiosdepagamento

Provavelmente você já ouviu falar em Bitcoin, essa é uma moeda digital (ou criptomoeda) famosa e que recebeu atenção quando atingiu alta na taxa de câmbio. Além dessa, existem muitas outras criptomoedas que são criadas livremente através de códigos abertos de implementação. 

No Japão, algumas lojas de eletrônicos já aceitam esse tipo de moeda. No mundo todo, há também quem faça compras virtuais em jogos, por exemplo. No entanto, por falta de regulamentação e outros problemas de usabilidade, esse meio de pagamento ainda não faz parte do nosso dia a dia. 

Como são virtuais, essas moedas ficam guardadas em carteiras digitais e os usuários podem movimentar através de seus smartphones ou computadores.

São também chamadas de criptomoedas porque a tecnologia por trás delas é a criptografia, com isso as informações são codificadas e fraudes e roubos são quase inexistentes.

Para entender o que é Blockchain você deve lembrar que as transações monetárias precisam ser verificadas, por conta disso surgiu a tecnologia do Blockchain de contabilidade distribuída (DLT).

O Blockchain permite que toda transação crie um rastro inalterável e que sua autenticidade possa ser verificada por todo mundo. Hoje estuda-se a tecnologia Blockchain com a visão de digitalizar moedas nacionais e fazer a transição de todo sistema financeiro para o digital num futuro próximo.

Carteiras digitais

As carteiras digitais já fazem parte do cotidiano de muita gente. Esse meio de pagamento também é chamado de e-wallet e o Google Pay e o Apple Pay são as carteiras digitais mais conhecidas.

Para seus usuários, a vantagem é ter a informações de pagamento armazenadas com segurança. Com isso não é necessário fazer vários cadastros em diferentes sites a cada compra online, basta selecionar a opção de pagar com o Google Pay, por exemplo.

Também é bom lembrar que esse meio de pagamento pode ser aceito em lojas físicas por meio da tecnologia NFC. Nesse caso, a troca de informações se dá entre o smartphone com o App da carteira digital e o ponto de venda da loja.

Transações por comando de voz, biometria e reconhecimento facial

meiosdepagamento

A tecnologia de ponta em breve estará ao nosso favor e em todos os lugares. Os meios de pagamento estão passando por diversas experimentações, inclusive formas diferentes de autenticar transações que ofereçam maior segurança para os consumidores.

Além da praticidade, a vantagem está em não precisar estar sempre com os cartões de crédito ou débito à mão. Também diminui o risco de ter cartões clonados.

Pagamentos e outras transações por comando de voz já estão acontecendo nos Estados Unidos. Até mesmo alguns bancos estão incluindo interfaces de voz em seus aplicativos para smartphone, como o Wells Fargo e o Capital One. O PayPal, que é uma plataforma de pagamento gigante que também tem processado compras dessa forma.

Quando falamos em carteiras digitais atreladas a contas de smartphones, como é o caso da Apple Pay e do Android Pay, já percebemos que a biometria como forma de autenticar pagamentos é possível. Com um toque no leitor de digital do aparelho é possível pagar, ao invés de usar senhas. E até mesmo nos caixas eletrônicos de bancos nacionais algumas transações solicitam que o usuário coloque seu dedo no leitor biométrico. 

Já o reconhecimento facial vem sendo testado. Na China, o Alipay, junto com a rede de restaurantes KFC, criou o smile to pay (“sorria para pagar”). Lá tem funcionado da seguinte forma: no autoatendimento o cliente seleciona o Alipay como meio de pagamento, ele precisa ter uma conta, mas não precisa fazer login; Depois sorri para a câmera na posição indicada; Para finalizar a compra, o cliente insere seu número de telefone.

Experimente novos meios de pagamentos

Você pode começar a explorar novos jeitos de pagar e ter sua própria opinião sobre o que pode dar certo aqui no Brasil. De fato, muitas mudanças estão acontecendo e é bom ficar por dentro das novidades.
Alguns desses meios de pagamento não são do futuro, eles já fazem parte do dia a dia dos consumidores. Por isso, os lojistas devem buscar oferecer inovação para seus clientes a fim de melhorar a experiência de compra.





Você também pode gostar:

5 tendências de publicidade para você colocar em prática

5 tendências de publicidade para você colocar em prática

Conheça mais sobre as tendências de publicidade em 2019! Cenário brasileiro do uso de smartphones, big data, publicidade contextual e mais. Leia o artigo!

Leia mais
Digitalização no Varejo: faça a transformação no seu negócio

Digitalização no Varejo: faça a transformação no seu negócio

O desafio é grande, mas você não pode adiar a decisão de aderir a digitalização no varejo. Descubra por onde começar a transformação digital do seu negócio.

Leia mais

Comentários

Conquiste mais clientes
infográfico

Conquiste mais clientes

4 passos para você conquistar novos clientes com anúncios mobile.