ÍNDICE

NFC: saiba tudo sobre esse meio de pagamento

NFC: saiba tudo sobre esse meio de pagamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre NFC ou viu seu símbolo por aí. Hoje, cartões de crédito, celulares e as próprias maquininhas de cartão já possuem essa tecnologia. O NFC possibilita mudanças na forma de pagar pelo mundo todo.

Mesmo com a inovação no bolso, a maioria dos consumidores brasileiros ainda não iniciaram essa experiência. Por isso, esse momento é de muita oportunidade, afinal, estamos no começo dessa onda por aqui. Nisso, os lojistas ganham protagonismo para incentivar essa transformação digital e pagamentos por NFC.

Além do mais, o mercado continua apostando porque entende o valor dessa mudança e sabe que ganhará força para se popularizar. A exemplo do Japão e Estados Unidos que já usam amplamente, até as passagens do metrô de Tóquio podem ser compradas apenas aproximando o celular das catracas. Em breve, o cenário brasileiro, principalmente o setor de varejo, deve estar atuando assim também.

Para você entender de uma vez por todas o que é a tecnologia NFC e como ela está a seu favor, leia os tópicos abaixo.

Sem mistério: saiba como a tecnologia NFC funciona

wereable com NFC

Near Field Communication (NFC) é uma tecnologia que possibilita a troca de informações entre dispositivos por meio de aproximação, não precisa de fios nem de conexão wireless.

Entenda como funcionam os chips de NFC

Comercialmente falamos de chips NFC, que podem estar presentes em smartphones, cartões de crédito e débito, em pulseiras e outros wereables

Não é necessário código para parear, além disso os chips funcionam com pouca energia. Por exemplo, se você deseja pagar suas compras com seu cartão de crédito com chip NFC, o lojista deve iniciar a transação na maquininha de cartão e você vai efetuar o pagamento apenas aproximando seu cartão.

Entenda: Um chip é ativado por outro. Uma vez que isso acontece, pequenos volumes de dados podem ser transferidos se os dois dispositivos forem mantidos a uma distância de 10 centímetros

Veja como a tecnologia faz parte do dia a dia

Através de exemplos do transporte público, você vai entender porque é importante conhecer as tecnologias e fazer a diferenciação.

Você pode imaginar que o cartão VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) usado nos transporte público de Recife (PE) tem tecnologia NFC, mas na verdade ele é um sistema eletrônico e precisa de conexão wireless. O acesso aos veículos é liberado depois de aproximar o cartão VEM do validador, um equipamento que lê e transmite os dados a um computador central através de tecnologia wireless.

Já o MetrôRio começou a aceitar pagamento com celulares, cartões de crédito, pulseiras e relógios com tecnologia NFC em abril deste ano. Todas esses dispositivos são compatíveis com as catracas. Esse modelo prova que estamos nos aproximando da realidade de países como Estados Unidos e Japão.

Saiba o que está por trás do desenvolvimento da tecnologia

O NFC surgiu a partir do padrão Radio Frequency Identification (RFID) e funcionava em distâncias maiores, mas precisou ser aprimorado por conta da segurança. Assim, a tecnologia NFC permite a troca de informações na distância de até 10 centímetros.

Essa convenção evita que seja possível roubar dados, por exemplo. No NFC Fórum, consórcio criado em 2004, o padrão dessa tecnologia foi definido. Grandes empresas que são importantes para definir as tendências das próximas décadas fazem parte desse grupo, como Visa, Pay Pal, Google e Samsung.

Entenda as vantagens de usar NFC para processar pagamentos

O fim das maquininhas de cartão se aproxima

Em torno de 90% das máquinas da Cielo contam com a tecnologia NFC atualmente. Isso prova que o mais importante não é ter uma maquininha com NFC ou um cartão com NFC para estar à frente do mercado. Se assim fosse, os brasileiros já estariam usando amplamente a tecnologia NFC. O ponto é mudar a forma de pagar e não fazer do mesmo jeito com detalhes diferentes.

Ofereça alternativas para pagamento

É preciso inovar de fato. É isso que o consumidor moderno está esperando. As pessoas buscam praticidade e foi por isso que deixamos de pagar com dinheiro vivo para pagar com cartão num passado recente.

Agora estamos iniciando uma nova transição com ainda mais praticidade e liberdade: sair de casa sem carteira e na hora da compra não confundir as senhas dos vários cartões, simplesmente pagar com nossos smartphones.

Para os consumidores e lojistas isso pode ser visto como uma oportunidade de melhorar a experiência de compra, a relação com as marcas e incluir mais praticidade no dia a dia. Até porque realizar pagamentos por NFC é muito mais rápido.

Pagar usando NFC é seguro

Quando pensamos em fazer pagamento, nossa primeira preocupação é com a segurança, certo? Por isso listamos algumas informações para deixar você mais tranquilo em relação ao NFC.

Cartões
Quem usa cartões com chip NFC, deve saber que a distância máxima para processar a transação entre o cartão e um dispositivo, que pode ser um smartphone ou uma maquininha, é de 10 centímetros. Assim, você tem mais segurança por estar próximo na hora do pagamento.

Transações
No Brasil, compras abaixo de 50 reais vão ser processadas sem pedir nenhuma confirmação. No entanto, compras acima desse valor vão solicitar a senha do usuário. Esse é mais um recurso para evitar que roubos causem grandes prejuízos aos usuários.

Smartphones
Quem escolhe fazer pagamentos por NFC a partir de seu smartphone, deve ficar tranquilo porque não é possível roubar dados do seu aparelho na hora de efetuar um pagamento.

Proteção de dados
Quanto à tecnologia em si, podemos dizer que é segura. A cada transação é gerado um código. É como se seu chip NFC fosse um cartão e tivesse um novo número em cada transação.

Assim, essa tecnologia preserva seus dados até melhor que os cartões de crédito que possuem informações como seu nome e o próprio código de segurança impressos. 

Experimente pagar usando NFC

Você pode aproveitar que já conhece a tecnologia para experimentar e ver como ela funciona na prática. Baixe um aplicativo com essa funcionalidade, experimente usar seu smartphone para efetuar pagamentos ou use seu cartão com NFC. Vale até usar as maquininhas de cartão se você não encontrar um lojista moderno que também use um App.

O Pegou é uma solução mobile para receber vendas de forma rápida e prática. Se você é um lojista que quer começar a processar o pagamento dos seus clientes de um jeito inovador, pode baixar o App Pegou gratuito na Play Store ou na Apple Store. A partir de 24 horas após seu cadastro, você já estará apto a receber sua primeira venda por NFC. 

Você também pode gostar:

3 coisas que você precisa saber sobre Ads por proximidade

3 coisas que você precisa saber sobre Ads por proximidade

Queremos compartilhar temas quentes do nosso curso sobre Ads por proximidade com você:
crescimento da publicidade mobile, experiência de compra e LGPD.

Leia mais
Saiba por que o mPOS é a evolução das maquininhas de cartão!

Saiba por que o mPOS é a evolução das maquininhas de cartão!

Você já imagina por que um sistema mPOS (mobile point of sale) é tão relevante para o seu negócio nos dias de hoje? Descubra nesse artigo como funciona e suas principais vantagens.

Leia mais

Comentários

Conquiste mais clientes
infográfico

Conquiste mais clientes

4 passos para você conquistar novos clientes com anúncios mobile.